Sobre CVB-GV

SIGNIFICADO:

Convention & Visitors Bureau é uma organização de instituições que promovem o turismo e a receptividade de uma cidade ou localidade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas.

No Brasil existe a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux

que congrega os “bureaux” do Brasil.

 CARACTERÍSTICAS E MISSÃO:

Os Convention & Visitors Bureaux (CVBx) são estruturas independentes, não governamentais, apartidárias, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do destino que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo.

É instrumento de planejamento, promoção, apoio, captação e geração de eventos e incentivo ao turismo de entretenimento e lazer para destinos em formação e consagrados.

Quando: 06 de fevereiro de 1896

Por quê: Questionamento da passividade dos empresários locais com relação aos benefícios da vinda de visitantes para a cidade.

Motivado por quem: Um artigo do jornalista Milton Carmichael no periódico The Detroit Journal.

Interpretado adequadamente, o artigo dizia que os empresários deveriam parar de promover a concorrência predatória entre seus empreendimentos, olhando cada um para seus próprios interesses, e privilegiar uma visão global e estratégica do mercado, atuando de forma coletiva em favor do desenvolvimento econômico da cidade como um todo. Esta atitude, na visão do jornalista, acabaria por beneficiar cada um dos participantes. Fazendo do pensamento de Carmichael o embrião do associativismo no setor de turismo!

ONDE EXISTE CONVENTION BUREAU:

Em pelo menos 80 países

Em  27 Estados Brasileiros

Em pelo menos 15 cidades de Minas Gerais, inclusive Governador Valadares!

Governador Valadares não pode ficar fora desta !!